Hoje eu tô aqui pra falar de smartphone mas diferente das resenhas picantes e reviews com specs eu vou abordar um tema um pouco diferente: o design de um aparelho de tecnologia! Na hora de comparar e comprar um smartphone é indispensável que se observem as especificações de câmera, memória, espaço e sistema. Se ele for potente você só olha se ele é bonito e agradável e acaba comprando. Mas será que só pelo olhar você define um produto que é belo e confortável? Eu explico pra você a geometria e matemática por trás dos aparelhos bonitos e minimalistas.

Pra quem não sabe eu sou estudante de design e sempre fui criada num núcleo familiar de artistas. Vou dizer que por ser estudante da área, entusiasta de projetos de arquitetura e filha de um publicitário com uma designer eu posso colocar a boca no trombone pra criticar positivamente e negativamente o novo visual do aparelho da ASUS, certo? Pois vamos lá..

Vamos combinar, não dá pra não olhar pra lateral do Zenfone Zoom e não lembrar da linha de iPhones 6, certo? No mundo onde as marcas lutam para inventar tecnologias e patentearem novidades até que ponto vale lançar um produto pra ser diferente se o diferente nem sempre é adequado ao consumidor? Fiquei extremamente feliz quando vi que as bordas do novo ASUS eram como as do iPhone 6. Usando o Zenfone 2 e Zenfone Selfie pude experimentar a pegada da lateral com acabamento com pontas e, nossa.. Como incomodava! Os taiwaneses definitivamente acertaram na utilização da borda metálica. Laterais arredondadas são extremamente confortáveis na hora de pegar e eu não acho que colocar uma lateral destas seja “copiar a Apple” e sim se adaptar as necessidades do público em geral.

asus vs apple

Form follows function.

O design inteiro do aparelho foi desenvolvido a partir da função principal: a câmera. E aparentemente ele foi tão bem projetado que levou o 2015 Good Design Award. São 201 etapas para que o smartphone seja finalizado! No navio tivemos uma apresentação sobre os processos de produção industrial e pudemos ver de perto o acabamento de couro, completamente escolhido a dedo e costurado a mão, que deixa o celular mais confortável e elegante. Mas quer saber em que quesito a tampa traseira do Zoom dá uma rasteira no iPhone? Não esquenta. Sempre achei que a Apple é uma doida de pedra de usar esses acabamentos metálicos em MacBooks, iPhones e iPads. Você pode até corrigir isso com uma capinha, uma película, uma skin.. E quando você menos percebe tá colocando um tijolo superprotegido no bolso da calça. O acabamento em couro fica super confortável na mão, e a tampa, que por trás é toda de plástico, dissipa um pouco melhor o calor e tem menos chances de arranhar ou amassar em uma queda.

O diferente é bonito?

No mundo da Arquitetura e Urbanismo sempre fui fascinada por arquitetura modernista e design minimalista. Se a ASUS escolhe como parte da campanha uma frase de Louis Sullivan, que diz que a forma deve seguir a função, eu vou avaliar o produto com toda a crítica que um apaixonado por Industrial and Scandinavian Design pode conseguir pensar. A forma tentou seguir a função e esqueceu um dos princípios básicos do conforto visual: a simetria. A saída da câmera, o dual flash e o laser parecem extremamente perdidos dentro do círculo que tenta remeter a forma básica de uma câmera fotográfica. A saída de áudio, o símbolo da ASUS e da Intel Inside parecem simplesmente ter sido jogados de maneira aleatória na traseira do aparelho. O design da tampa traseira do Zenfone Selfie, que é perfeitamente simétrico, é muito mais agradável de se ver. Os itens foram todos organizados e centralizados de maneira harmônica.. Me pergunto se foram duas equipes de designers que desenvolveram estes produtos.

simetria

O led de notificação, saida de áudio, câmera e sensor ficam extremamente mais discretos na versão preta do aparelho. A ausência dos círculos concêntricos na versão branca deixa o visual mais elegante e delicado. Se eu pudesse mudar uma coisa nessa frente dos aparelhos eu tiraria o símbolo da ASUS. Tem na tampa traseira, gente! Não precisa colocar em todo lugar não.. E eu não preciso nem dizer que o ZenSelfie também não tem esse nome, né? Eleito pra mim o melhor design da ASUS até agora.

Traseiras de couro colorido para Zenfone Zoom

Houve uma apresentação sobre os processos de criação e produção do oitavo aparelho da ASUS Brasil. Daniel Alenquer explicou alguns processos importantes de produção e respondeu perguntas dos jornalistas e influenciadores ali presentes. Novamente na versão preta vs. branca fiquei triste por sempre manchar a tampa traseira com maquiagem. Com os materiais de metal ou plástico era só limpar com um pano que saia. Com o couro tenho que ter um pouco mais de dedicação na hora da limpeza. A correia de segurança também já tá bem sujinha. Chegou a hora de trocar pela laranja que ganhamos no Asus OnBoard 2!

Mas e aí, você compraria?

Mas chega de ser cri-cri com coisa que muita gente acha “besteira”. Vamos responder a pergunta do título? Vamos falar do que vale? A câmera do celular é extremamente refinada, o zoom de fato funciona perfeitamente e não quero saber de zoom digital nunca mais na vida. Vou trocar o Selfie pelo Zoom porque o desempenho dele é bem melhor. Ah, e o armazenamento.. Aqueles 128gb do celular + 128gb que ganhamos do MicroSd da Kingston Brasil.. O olho chega enche d’água quando lembro que nunca mais na vida vou ter que limpar as fotos do aparelho, haha! Também tem 4gb de RAM e todos os aplicativos de edição de fotos + joguinhos estão rodando lisos no sistema. Até na hora de exportar as fotos super pesadas que tiro no modo Super-resolução a velocidade é extremamente rápida!

Daniel Alenquer (diretor de design), Erik Hermanson (diretor de marketing global) e Marcel Campos (diretor de marketing da américa do sul) durante o lançamento do Zenfone Zoom.

Daniel Alenquer (diretor de design), Erik Hermanson (diretor de marketing global) e Marcel Campos (diretor de marketing da américa do sul) durante o lançamento do Zenfone Zoom.

Espero que tenham curtido os meus elogios e críticas ao novo celular da Asus Brasil! Não sou especialista em tecnologia mas no que eu puder ajudar vocês a entenderem um pouco mais de estilo e visual, fazendo valer todo esse estudo de arquitetura e design, eu faço questão. E aí? Qual celular é o mais agradável geometricamente na opinião de vocês

Vale comprar o Zenfone Zoom?
Formato confortável para as mãosLeve demais tendo zoom ópticoMaior personalização com alças e capas
Lente da câmera numa posição fácil de arranharEsquenta demaisDesign frontal e traseiro cheio de botões desalinhados
8.5Diferente e elegante