Eu não poderia ter escolhido destino melhor! Voltei ao estado do Pernambuco pra conhecer de fato a cidade e, nossa.. Como eu tô encantada! Recife é uma cidade que soube preservar sua história, diferente de Fortaleza, e tem orgulho disso. A cidade é bastante homogênea e oferece muitas possibilidades de passeios culturais e vida noturna. Nessa sexta-feira combinei com os amigos Igor e Clara (conheci o Igor pelo Cupins, fã-clube do Móveis Coloniais de Acaju) de conhecer o Mercado de São José e o Bairro do Recife.

Da vez passada que vim pra Recife não consegui conhecer absolutamente nada pois estava a trabalho. Deu só pra ver rapidinho a praia de Boa Viagem e uma casa noturna bem famosa chamada Pink Elephant (gente, essa balada é muito boa mesmo). Minha mãe está fazendo mestrado em design na UFPE e a convite dela vim passar uns dias aqui! Saí sexta-feira 3 da manhã e cheguei as 8h. Ela mora num bairro chamado Iputinga, próximo a uma avenida que chama Caxangá (adivinhem quem passei o dia cantando “Escravos de Jó”). O bairro é um pouco afastado do centro da cidade mas existem muitas linhas de ônibus que te levam pra lá em meia hora. Confesso que eu sempre estranho subir em um ônibus pela frente e não por trás, como no Ceará, haha!

O Mercado de São José fica na região central da cidade, num bairro chamado São José mesmo. Peguei um ônibus na Av. Caxangá e desci no Shopping Boa Vista. Ali no Shopping tem um monte de ponto de ônibus que levam você a praticamente todos os lugares. A passagem custou só 2,15 e dali mesmo fui andando para o mercado. A arquitetura dele é toda de ferro e dentro tem muitas lojinhas que vendem artigos típicos do Recife e do Nordeste. Você encontra super fácil sombrinhas de frevo, azulejos decorados, xilogravuras, sandálias e artigos de couro, livretos de cordel (recomendo todo mundo a comprar um do Seu Lunga, personalidade típica lá do Ceará) e pra melhorar tudo ainda tem muita comida boa! Castanha a preço bom, paçoca de carne no quilo, doce de leite de lata, goiabada.. O mercado ainda conta com mais uma parte separada pra venda de frutos do mar, carnes e queijos. Achei super legal que vendem polvos quase inteiros! Do lado de fora as vendas são cheias de frutas, animais (galinha, pato, cachorro) e artigos antigos.
Sim, a cidade chama Recife e eles ainda tem um bairro que leva o mesmo nome e por isso ficou mais conhecido como Recife Antigo ou como os recifenses chamam: Antigo. A cidade está cortada por muitos rios e canais, o que veio a calhar pros amigos holandeses que chegaram pra colonizar e fazer pontes, muitas pontes. A ilha do Recife Antigo (sim, tem tanto rio que esse bairro é uma ilha) possui muitos prédios característicos da arquitetura holandesa. Se você reparar bem os prédios são estreitos, possuem 3 ou 4 andares e as janelas superiores são menores pra dar a impressão de maior altura. Isso aprendi num passeio de barco em Amsterdam e é exatamente igual! Sempre fico boba quando consigo reconhecer coisas de outro lado do mundo aqui no Brasil.

Tomamos um café uma cerveja bem gelada pra refrescar no Roda Café, um bistrô super arrumadinho que fica na frente do Shopping Paço Alfândega. Em seguida entramos no shopping pra visitar o terraço. O rio Capibaribe desaguando no Mar é simplesmente muito bonito. Não tem como não ver as pontes, os prédios antigos e os barcos sem lembrar dos Países Baixos. Dali fomos para o Marco Zero (tudo andando, é muito perto mesmo e você pode se guiar pelo Google Maps) onde encontrei esse nome gigantesco e tive que subir pra tirar foto. Ah, quando eu encontrar uma internet decente vou fazer upload de um vídeo super engraçado da aventura que foi subir nesse treco! O marco fica numa praça de onde dá pra ver o Parque das Esculturas que fica numa ilha ao lado. Por 5 reais você vai pra lá e volta num barquinho. Bem, eu preferi só olhar de longe mesmo..

Por último passamos pelo Paço do Frevo onde contam a história da dança do frevo e a sua importância pro estado do Pernambuco. É um lugar muito bonito e eu super indico pra quem vier pra cá! De lá voltei pra casa e simplesmente dormi as 7 da noite pra acordar só hoje. Acho que eu tava cansada, né? Fiquem ligados que filmei MUITA coisa pra mostrar por aqui e nas outras redes sociais onde também estou compartilhando fotos e curiosidades.Vocês já vieram pro Recife? Gostaram? Acham que ficou faltando algum lugar pra visitar? Comentem! =)