0

Ontem eu estava pensando na minha próxima viagem, uma rápida ida a Recife, e lembrei que a coisa que eu menos gosto antes de viajar é arrumar mala. Por ser mulher e querer estar sempre andando arrumada acho complicadíssimo escolher um número x de peças pra compor looks pros dias que estarei em outra cidade. Acabo sempre escolhendo peças que combinam entre si. A mala acaba ficando ou completamente Navy ou completamente Black&White. Todas essas combinações pros looks são feitas pensando no tamanho da minha viagem. Muita roupa pra uma viagem curta ou pouca roupa pra uma viagem longa? Ou o contrário?

Pra cada tipo de viagem e duração da mesma a gente acaba escolhendo roupas completamente diferentes. Se eu vou passar uma semana em São Paulo e Bauru pra visitar a família acabo levando uma mala pequea e só: não tenho problema em repetir looks em outra cidade numa mesma viagem. Se eu vou passar um fim de semana em Recife já levo uma mochila com roupas completamente diferentespensando na praia e nos passeios que farei por lá. Se uma semana pra passar o Natal em Londres pede um monte de roupa fria e tenho muitos passeios pra fazer uma mala média é a solução. São muitos fatores que acabam decidindo como vou levar minhas roupas. Dá pra ser prática na escolha? Sim!

Elaborei um guia pra poder ajudar as pessoas a escolherem que tipo de mala levar pra cada ocasião, considerando o clima do lugar que você vai viajar, a duração da aventura e qual tipo de roupa você vai ter que acabar levando.

Faça o download desta imagem para imprimir!

Considere o guia para um fim de semana, uma semana e duas semanas. Frio ou calor. Passeio ou ficar em casa. Mala com rodinhas, mala de mão (mochila) e bolsa. Lembrando que esse é só um exemplo de como eu escolho onde levarei minhas coisas.

Se você vai fazer uma viagem de carro prefira mala pois as mesmas ajudam a não ter roupas amarrotadas e não são um incômodo pra carregar. Se você vai de avião o questionamento tem que vir em dobro. Vale a pena esperar o tempo que leva pra despachar e esperar a mala na esteira do aeroporto? Você vai pra sua acomodação de táxi ou transporte público? Se alguma dessas respostas for não ou transporte público, prefira uma mochila no lugar da mala, sempre prestando atenção ao peso que a mesma vai ter (até 15kg pode ir com você, mais de 15kg tem que despachar e passando de 23kg cobra-se um valor adicional por kg excedente). Se a viagem for internacional pense duas vezes no que você vai levar pois a maioria das empresas cobra por kg adicional se sua bagagem despachada passa de 23kg.

Se você acha um incômodo andar com mala em viagem tome cuidado com a quantidade de peso que carrega em sua mochila. Para não adquirir problemas de saúde estima-se que o peso de sua mochila deve ser até 20% do seu peso corporal. Ou seja, se eu tenho 60kg posso carregar até 12kg nas costas, utilizando uma mochila adequada.