É com muito prazer que digo que estamos produzindo um mini-doc sobre o empoderamento feminino através das bicicletas! O mini documentário “Saia Pedalando” é uma inciativa independente do Nina Tangerina Blog e tem como objetivo demonstrar a importância da bicicleta como ferramenta de empoderamento feminino no contexto do esporte e da ciclomobilidade.

O filme começou sua produção no mês de abril de 2016 na cidade de Fortaleza, tendo o seu trecho inicial gerado impacto viral nas redes sociais e procura passar sua mensagem colhendo depoimentos de ciclistas urbanas e de outras mulheres inseridas no contexto da bicicleta (atletas, empreendedoras, militantes, membras de entidades ligadas ao cicloativismo) que sofreram casos de assédio enquanto pedalavam. O documentário busca também investigar as causas desse tipo de violência partindo de uma perspectiva psicológica e social ao entrevistar profissionais dessas respectivas áreas.

O gênero de mini documentário ou Documentary Short Films vêem se popularizando e se sedimentando como a linguagem de uma geração ligada à internet. Por ser rápido, tem por obrigação transmitir sua mensagem com objetividade e clareza, maneira adequada para contar histórias de impacto que devem ser ouvidas.

“Saia Pedalando” é um neto bastardo do Cinema novo – “uma câmera na mão e uma ideia na cabeça” – é uma produção rápida, de baixo custo de produção, ligada à rua e empoderadora. Exatamente como uma bicicleta.

O formato é de fácil distribuição e replicabilidade. A internet é o veículo ideal para espalhar essa mensagem e o formato de documentário pode ser replicado com baixo orçamento e alto impacto. O roteiro do curta segue a fórmula de entrevistar mulheres, colher seus depoimentos e mostrar sua relacão com a bicicleta. Sobrepor imagens das mulheres pedalando com os seus depoimentos é a direcao estética que o trabalho almeja seguir. Ciclistas urbanas, atletas, mulheres que usam a bicicleta como forma de trabalho. Todas tem uma história única para contar é o que aproxima essas pessoas é a sua relacão com a rua.

Espero que gostem do vídeo e vem mais por aí! 🙂