Hoje começam as aulas em muitas faculdades e universidades em Fortaleza e resolvi fazer um post importantíssimo sobre um dos assuntos que mais me questionam: Arquitetura e Urbanismo. Aproveito o primeiro dia de aula pra guiar os calouros que, assim como eu, estão entrando em uma faculdade nova pra fazer o curso. Eu estou sendo transferida da Universidade Estácio para a Devry University, aqui no Ceará mesmo. Vocês sabem o que levar no primeiro dia de aula? Nesse post explico um pouco do primeiro semestre deste curso e o porque você vai precisar de todo esse material.

Não, você não vai comprar um caderno pautado da Tilibra e não vai chegar na aula com sua caneta esferográfica Bic. O curso de Arquitetura e Urbanismo é um curso em parte artístico e nos primeiros semestres você vai ter que vestir essa carapuça de desenhista. As disciplinas de desenho de observação, introdução ao desenho arquitetônico e projeto vão te fazer gastar muita borracha! Esses são nomes comuns pras disciplinas que vão te ensinar a desenhar paisagens, pessoas e objetos com técnicas diferentes, te introduzir ao desenho com precisão e perspectiva técnica e te preparar para fazer projetos arquitetônicos complicadíssimos. No meu primeiro semestre já consegui fazer o projeto de uma residência unifamiliar (o termo casa ficou lá pra trás, hein)!

Embora algumas universidades peçam coisas a mais ou a menos, passarei uma lista básica dos materiais que eventualmente seu professor vai cobrar em sala de aula. Você pode se antecipar e comprar sem problemas!

# Equipamentos para desenho de observação
– Lápis HB, B e 2B
– Borracha Staedtler
– Borracha de precisão
– Esfuminho número 2 ou 3
– Apontador com caixinha
– Estilete
– Bloco de papel sulfite A3 Canson
– Bloco de papel sulfite A4 Canson
– Bloco de papel manteiga A3 Canson
– Caderno tipo Moleskine sem pauta
– Caderno tipo Moleskine com pauta quadriculada
– Pasta A3

Eu tenho inúmeros tipos de lápis mas você vai precisar apenas do básico acima. São os mais necessários pra quem vai começar a desenhar! Muito cuidado com o estilete, alguns professores querem que seu lápis seja apontado com ele mas se você não se sente seguro faça com o apontador mesmo. Não achou borracha da Staedtler? Serve aquela borracha comum branquinha da Faber-Castell mesmo!

Os cadernos tipo Moleskine são a melhor coisa que eu poderia recomendar para um estudante da área de artes. Ninguém merece aro de caderno entortando e folha rasgando nos cantos, né? Se você tem uma letra mais disciplinada pode escolher um sem pauta para anotações de conteúdo e desenhos mais informais. Se caligrafia foi uma matéria que te deu muito trabalho no Ensino Fundamental recomendo tremendamente o caderno com pauta quadriculada. Você vai se forçar a ter uma letra de forma agradável de ler! Eu acabei comprando os dois pois acho que meus desenhos ficam melhor sem pauta e os projetos ficam mais retinhos e bonitos na pauta quadriculada.

# Equipamentos para desenho técnico

– Lapiseira Pentel 0.5, 0.7 e 0.9
– Borracha reserva pra lapiseira Pentel
– Grafite 0.5, 0.7 e 0.9
– Canetas Unipin da .05 até a .5
– Corretivo líquido (caneta ou pincél)
– Fita adesiva multiuso transparente 3M
– Fita mágica
– Cola em bastão
– Cola de isopor
– Folhas de papel manteiga A3 e A2
– Esquadros Trident de 45° e 60°
– Escalímetro Trident de 30cm
– Gabarito de círculos e mobília
– Tubo com gel e paninho de limpeza
– Tubo para transporte de projeto

Se você acha que tem a mão pesada na hora de escrever, desça os números das lapiseiras a serem compradas. Troque a 0.5 por uma 0.3, a 0.7 por uma 0.5 e a 0.9 por uma 0.7! Eu fiz isso e deu bem certo. Procure a fita mágica que está na foto e dê preferência pra ela, apesar do preço um pouco salgado. Ela não vai rasgar o seu papel e vai deixar ele bem fixo na prancheta, sem preocupações. As folhas A3 podem ser compradas em blocos mas as A2 geralmente são encontradas por unidade ou peso em papelaria. Na hora de pedir o esquadro não aceite que te vendam o de tamanho pequeno! Peça sempre o médio ou o grande para facilitar os projetos. O tubo de transporte pode ser aquele com alça. É ideal pra transportar na rua ou em ônibus! Se você acha caro e não pode comprar um pode escolher um dos de papel mesmo e personalizar. Eu tenho os dois mas sempre preferi o meu de papelão por ser mais a minha cara. E cabe na mochila sem problemas! Quanto ao pano de limpeza: você vai precisar. Prancheta suja é o inimigo número 1 de quem quer que um desenho saia bem feito.

Sites de compras online confiáveis (já testados por mim e meus colegas de curso)
O Projetista – http://www.oprojetista.com.br/
A Casa do Artista – http://www.acasadoartista.com.br/

Quem adianta essa lista geralmente consegue encontrar esses materiais sem problemas. No meu primeiro semestre acabei ficando sem escalímetro por um mês porque simplesmente não tinha um pra vender na cidade! São 5 universidades com curso de Arquitetura então se você mora numa metrópole seria uma boa antecipar suas compras de volta as aulas! Espero ajudar o máximo de alunos possíveis e desejar boa-sorte nessa jornada da Arquitetura! É um curso super complicado mas gostosíssimo de fazer. <3