G’day, mateys! It’s Straya Daaaaaaay! Escrevo isto as 16h do dia 26 de janeiro no Brasil. Tudo bem que já é 5 da manhã do dia seguinte na Austrália e enquanto as pessoas voltam das comemorações do dia nacional do maior país da Oceania a festa aqui ainda tá começando. “Mas Nina, pera aí. Australia Day? Quê?” Sim! Australia Day é uma data de comemoração semelhante ao 4 de Julho nos Estados Unidos. Dia de reunir a família e os mates pra comer um vegemite sandwich, trazer um Esky com VB pro barbie, ouvir o Triple J’s Hottest 100 e entoar “aussie, aussie, aussie, oi, oi, oi” enquanto todos esperam osfireworks nos ferries em Sydney, Adelaide, Perth ou até mesmo em Alice Springs com osroos.
Não entendeu nada do que eu disse? Calma que eu explico tudinho. As comemorações acontecem no dia 26 de janeiro, data da chegada dos Britânicos no estado de New South Wales. E os aussies (prouncia-se algo como “ózzys”) comemoram esse dia fazendo as coisas mais australianas possíveis montar cangurus e passar repelente contra aranhas gigantes, ouvindo músicas de artistas do país dos coalas, fechando o dia com fogos de artifício e versões em coro do hino da Austrália. Ah se o nosso 7 de Setembro fosse legal assim! Quer saber direitinho o que você tem que fazer nesse Australia Day pra se misturar com os nativos? Aqui do outro lado do mundo eu te ajudo!

# Vegemite Sandwich

“Vegemite, ame-o ou deixe-o”, tal qual azeitona o alimento mais tradicional tem um clube de ódio. Enquanto tem australiano que come sanduíche com a pasta de levedura quase todo santo dia tem gente que simplesmente não provou algo que seja pior nessa vida. Eu provei, gostei e trouxe um potinho pro Brasil! Pra quem não faz a mínima ideia do gosto que isso pode ter tento resumir: é salgado, amargo e toma completamente o sabor de tudo que você colocar. No Australia Day os restaurantes costumam servir pratos tradicionais da Australia e alguns, como o Pizza Hut, apresentam versões de pratos com a pasta. Clique aqui pra ver as pizzas do Pizza Hut!
# Esky, VB e Barbie

Já achou engraçado que o Outback Steakhouse tem um prato chamado Ribs On The Barbie? E se eu te contar que nada tem a ver com a querida boneca americana da Mattel, você ainda gosta de mim? Quebrei seus sonhos? Pois bem, saiba que barbie é simplesmente um diminutivo da palavra barbecue (churrasco), coisa que os australianos fazem sempre que possível! VB remete a Victoria Bitter, uma cerveja lager bem popular por lá. É a Skol dos cangurus, got it mate? E essas VBs vão todas pro Esky, que simplesmente quer dizer cooler. Remete ao nome de uma marca específica mas assim como as Ugg Boots o pessoal por lá decidiu generalizar o nome.

# Triple J’s Hottest 100

Uma das maiores estações de rádio australiana faz uma pesquisa com um mês de antecedência pra saber quais as 100 melhores músicas do ano que passou. É a maior votação dessa categoria e pessoas do mundo inteiro podem escolher e indicar músicas. Pro ano de 2014, 59 músicas foram de artistas australianos! Oi, oi, oi! Você pode entrar aqui e ver a lista atualizada além deouvir essas músicas em playlists do Spotify.

# Ferry Parade e Fireworks

A cidade de Sydney tem atrações pra comemorar o dia nacional em dois pontos: Circular Quay, onde acontece um passeio de ferrys (barcos de transporte de pessoas) e Darling Harbour, onde esses principais barcos do desfile passam a noite. Em determinado momento da noite as pessoas cantam o hino e apreciam a queima de fogos. Pensa que é só? Depois é hora de ir pra casa dos mates e curtir a festa que, nesse ano, caiu em plena segunda-feira!
E você, também tá cansado dos desfiles militares e queria algo mais divertido pra esse 7 de Setembro? Comenta aí!