Sem dúvida alguma os temas mais discutidos durante todo o Bicicultura foram temas relacionados a mulheres. Dentro das salas da programação interna e com a programação externa nas ruas ao redor do Teatro Municipal as atividades e debates com o protagonismo feminino foram um sucesso. Além da participação do coletivo Ciclanas (Mulheres no Trânsito de Fortaleza) no painel de diversidade o maior evento nacional de ciclomobilidade contou com uma corrida/gincana pela cidade de SP: o Alicate.

As bicicletas descansam deitadas na frente do Teatro Municipal de São Paulo - Fotografia por Ralff Alves

As “corridas de Alleycat” são corridas informais organizadas comumente por entregadores de bicicleta. Elas acontecem desde 1989 e costumam se basear num esquema de checkpoints. É como se fosse uma super gincana pela cidade e ganha quem passar por todos os lugares primeiro. O Bike Ink organizou dentro da programação do Bicicultura um alleycat feito por mulheres e somente para mulheres.

Nina Tangerina percorre a Rua Augusta de bicicleta - Fotografia Ralff Alves

O Bike Ink organizou dentro da programação do Bicicultura um alleycat feito por mulheres e somente para mulheres. As equipes compostas por duplas largaram do encontro do Viaduto do Chá com o Teatro paulista para percorrer 5 checkpoints pela cidade. Eram eles: entrada do metrô Vergueiro, MASP, Praça do Ciclista, final do Elevado Presidente Costa e Silva (o “Minhocão, gente) tendo como chegada o próprio Teatro Municipal de SP.

Em um checkpoint da corrida os adesivos são colados nas bikes - Fotografia Ralff Alves

Um manifesto (papelzinho pros íntimos) com os endereços ou charadas que identificam os lugares a serem visitados foram jogados para o alto. Então foi correr pra tirar a bicicleta do chão e sair feito uma louca tentando ler e pedalar nas subidas da Rua Augusta! Pra comprovar que você passou pelos locais corretos bastava achar os ciclistas nos lugares e pegar um adesivinho colorido que era colado na bike. Simples, né?

As vencedoras da corrida chegam ao final - Fotografia Ralff Alves

Ganhadoras do Alicate - Fotografia Ralff Alves

Ganhadoras do Alicate - Fotografia Ralff Alves

As 3 duplas ganhadoras receberam prêmios em materiais de bicicleta fornecidos pela loja Bike Ink e todas as meninas que atravessaram a cidade ganharam spokecards.

Foi extremamente inspirador ver que o Bike Ink, uma empresa formada por mulheres, conseguiu organizar uma gincana que fosse tão participativa. Os checkpoints eram locais conhecidos e até mesmo quem tinha uma noção bem básica da geografia da cidade conseguiria achar.


BIKE INK BRASIL

http://www.bikeinkbrasil.com/
Rua: Cardeal Arcoverde,1761
Pinheiros – São Paulo
Fone: (11) 2769-5535
email: bikeinkbrasil@gmail.com